A importância da mediação

"Todo contato humano se dá por meio de uma leitura, em seu sentido mais amplo: lêem-se as histórias que possuem aquela criança, as histórias que ela deseja possuir, as histórias que tocam as da criança, e, se esse momento for tratado com cuidado e carinho, nascerá toda uma nova família de histórias, uma rede delicada cuja beleza poderá gerar fios que se entrelaçam infinitamente"
Heloisa Prieto

Quem sou eu

Minha foto
Equipe de professores e técnicas pedagógicas da SUEF (Ensino Fundamental) - SEEC/RN - comprometidas com a elaboração de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com os professores da rede pública do estado (RN), tendo como meta desenvolver uma reflexão acerca da importância da leitura como fonte de conhecimento, entretenimento e interação com o mundo e com os semelhantes; bem como, pensar, discutir e selecionar estratégias para a utilização do texto literário na sala de aula.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que vi, ouvi. Registro do cotidiano.

Afinidade, reencontro e experiência.
A chuva caia lá fora. Lá dentro chuva de felicidade, satisfação e afinidades. Ontem, 18 de abril. Comemora-se nesse dia o "dia do livro infantil". "Ainda escrevo livros onde as crianças possam morar  dentro" - Monteiro Lobato. Homenagem valiosa.
E por falar em homenagem, todos fomos homenageados com o resultado da tecitura dos mediadores. "Oficinas para acordar palavras e a formação do mediador de leitura". Bem que se fala: as palavras voam o que não se registra perde-se pelo caminho. O capricho das meninas "tropa de elite", ou de leitura? Como toda tropa que se preza - a união faz a força.
Enfetes, prazer, harmonia e muita gente nova. Apresentações, beijos, abraços, cordialidade e... "O macaco e o Aluá" de Monteiro Lobato sob a inferência de Edna Gomes e a poesia de Dorinha e Barroca. Bela contação de história. Belo gesto de amor.
Mediadores de Leitura - conversa sobre os bens culturais - importância da leitura literária - o projeto precisa tornar-se uma política pública - inserção de todos no mundo da leitura.
Presenciar o gosto de ler é momento significativo para nós que fazemos parte da "tropa de elite", ou de literatura? Guardamos e preservamos o sabor da leitura literária.
Lembrei-me de Ceição e Joana, sua dedicação, seu amor pelos livros, pela escola e sobretudo, pelos meninos que aprenderam a trilhar esse caminho pelas suas mãos.
E por fala em mãos... mãos que escreve, cabeça que pensa, coração que ama e olhos que ler. Salisete! Sabedoria, aliança, liberdade, importância, sedução, entusiasmo, toque e elegância na arte de despertar o prazer em ler. Essa mulher poetisa, escritora nos convida a refletir a leitura... a vida. Prazer em revê-la. Sua presença suscitou a reflexão da verdadeira amizade, da cumplicidade entre seus pares - sentimento demonstrado pela equipe SUEF. Que beleza notar a sinceridade, a lucidez da equipe, o cuidado... o reconhecimento.
Reconhecimento!!!
Entrega dos livros. Muitas fotos - gostinho de participação.
Enfim, ontem foi um dia maravilhoso, entre leituras, entrega de livros, fala de Susana, Vastí, Salisete e... para finalizar;
...Faço parte, como professora formadora, de um projeto denominado Mediadores de leitura, cujo propósito é formar leitores, e já tive a oportunidade de ouvir alguém comentando quão mágica pode ser a expressão "Era uma vez..." para muitas crianças. Paira sempre no ar a expectativa de um desfecho em que os personagens sejam felizes para sempre. No acervo literário desse projeto, há as histórias da bruxa Onilda. Creio Sophia que você vai adorar essa bruxinha encantadora Vastí.
É isso gente, Vastí escreveu muito bem sobre o propósito do Mediador de Leitura, vamos continuar despertando o gosto pela leitura, se se alguma novidade você encontrar, acesse...
 Registro feito pela professora ,
Socorro Bezerra
12ª DIRED - Mossoró/RN

Um comentário:

Joaninha Sena disse...

Meninas como sempre vocês arrasam. Parabéns!
Fiquei feliz pela lembrança, com certeza o Projeto Mediadores de Leitura e todos que fazem parte dele estarão sempre em meu coração.
Agora eu conto outras histórias, mas sempre amarei a Literatura e vocês. Beijo no coração
Joaninha Sena

Powered By Blogger